sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A Verdadeira Face da Eugenia


     A bioética está muito presente em nossa sociedade atual e um dos seus temas polêmicos é a eugenia. Antes de tudo, é importante esclarecer que a eugenia é, segundo seu criador, Francis Galton, o estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja física ou mentalmente.
Galton propunha que "as forças cegas da seleção natural, como agente propulsor do progresso, devem ser substituídas por uma seleção consciente e provocada em nossa sociedade. Então, assim como os animais menos aptos eram eliminados da natureza, ele propunha que os humanos que ele considerava "inferiores" fossem também eliminados. Ele acreditava q assim teríamos uma espécies "perfeita". Entretanto o tema é bastante controverso, particularmente após o surgimento da eugenia nazista, que veio a ser parte fundamental da ideologia de pureza racial. E também vale ressaltar que a eugenia olha o ser humano como mais uma espécie animal na Terra, propondo a existência de boas e más raças humanas. Mas será que é assim que funciona nossa espécie humana?
Na nossa opinião, não. A eugenia é algo que não deveria ser seguido, pois ela é um ato extremamente racista, já que considera que seres com uma genética “imperfeita” deveriam ser extintos através de uma seleção proposital, que leva à realização de abortos, esterilização e faz surgir a discriminação na sociedade. Na ideia eugênica, os maiores direitos de viver seria dos geneticamente “perfeitos”, enquanto os que não têm uma genetica "perfeita" deveriam deixar de existir
Consideramos essa ideia eugênica errada também porque ela trata do aperfeiçoamento humano da mesma forma que se trata do aperfeiçoamento animal. Entretanto, o ser humano, mesmo sendo um animal, é racional e têm a capacidade de amar, ou seja, tem algumas características a mais. Portanto, ele deve receber um tratamento diferente.
Mas se pesquisarmos um pouco na historia encontraremos muitos que eram a favor da eugenia, alguns poetas, além de psicólogos e cientistas. Uma tentativa de aplicação da eugenia foi o "Banco de Esperma de Gênios" de Robert Klark onde 230 crianças foram concebidas com o esperma de ganhadores de prêmios Nobel, como William Shockley e J.D. Watson. Entretanto, em 2002, quando uma dessas crianças tinha 20 anos, repórteres da Revista Veja publicaram uma reportagem dizendo que essa criança, o americano Doron Blake, não havia feito nada que indicasse um talento fora de série, como se esperava.
Do ponto de vista religioso, também percebe-se que a eugenia não é correta. No cristianismo, Jesus nunca discriminou deficientes, doentes ou pecadores, ou seja, pessoas com imperfeições morais ou físicas. Pelo contrário, ele procurou, sempre, curá-los, auxilia-los. E, de acordo com a Doutina Espírita, que também segue os ensinamentos de Jesus, cada um possui seu corpo, bom ou não , de acordo com as ações que o Espírito praticou, sendo as imperfeições corpóreas uma maneira de “se equilibrar” ou “pagar pelos erros cometidos”.
Galton afirmou que a inteligência era algo hereditário, mas isso também é um grande erro, pois , se fosse mesmo assim, os pais e os filhos de Einstein seriam tão inteligentes quanto ele, mas não eram. E também algo muito importante sobre a inteligência de uma pessoa é o meio onde ela vive
e seu modo de vida. Se ela for estimulada a estudar e adquirir conhecimento sua inteligência irá, com certeza, surpreender.
E hoje em dia, as Ciências todas ( medicina, psicologia etc) mostram que é possível se corrigir imperfeições de corpo ou de personalidade e também se aguçar a inteligência através de técnicas, tratamentos, treinamentos, cirurgias que não extinguem a vida, pelo contrário, aumentam e melhoram a vida das pessoas.
Concluímos então que a eugenia não é correta. Percebemos que ela falha, que características como a inteligência não são hereditárias. E vimos que a ciência, a inteligência humana pode, com certeza, corrigir as imperfeições das pessoas, sem tentar extingui-las através da desigualdade racial e da extinção de pessoas imperfeitas. É possível melhorar-nos preservando-se a vida.

 Nomes:    Fernando Buzo  
Wesley Pedroso

Um comentário:

  1. ola Fernando Buzo e Wesley Pedroso. o artigo de vocês esta dentro do proposto para esta atividade. Espero que todos na turma leia e comente-o.

    ResponderExcluir